A abdominoplastia, também conhecida como cirurgia de abdominoplastia ou “tummy tuck” em inglês, é um procedimento cirúrgico que visa melhorar a aparência do abdômen ao remover o excesso de pele e gordura e restaurar a firmeza dos músculos abdominais. É comumente procurada por pessoas que têm flacidez na região abdominal devido a perda de peso significativa, gravidez, envelhecimento ou genética.
Durante uma abdominoplastia, o cirurgião plástico faz uma incisão horizontal logo acima da área pubiana, estendendo-se de um lado ao outro do quadril. A extensão da incisão pode variar dependendo da quantidade de pele a ser removida e da extensão da correção necessária. Em seguida, o cirurgião remove o excesso de pele e gordura da região abdominal e, se necessário, pode realizar uma plicatura, que é o aperto dos músculos abdominais separados para criar uma aparência mais firme e tonificada.
Em casos de sobra de pele em abdome superior e inferior se faz necessária uma segunda incisão ao redor do umbigo para reposicioná-lo em uma posição mais esteticamente agradável após a remoção do excesso de pele. Após a remoção do tecido excessivo, o cirurgião reposiciona o umbigo e fecha as incisões com suturas. Quando a sobra de pele é localizada apenas no abdome inferior, pode ser possível realizar uma mini abdominoplastia que é a retirada de um fuso de pele próximo à cicatriz da cesariana, gerando uma cicatriz pequena. Converse com seu cirurgião sobre suas opções.
A abdominoplastia pode ser combinada com lipoaspiração para melhorar ainda mais os contornos do abdômen e das áreas circundantes, como os flancos (popularmente conhecidos como “pneuzinhos”). Isso pode resultar em uma aparência mais esculpida e proporcional.
O tempo de recuperação após uma abdominoplastia pode variar, mas geralmente os pacientes precisam de algumas semanas para se recuperar completamente. Durante esse período, pode haver algum desconforto, inchaço e hematomas, mas esses sintomas diminuem gradualmente com o tempo. Os pacientes são incentivados a evitar atividades extenuantes e a seguir as orientações do cirurgião para otimizar os resultados e minimizar o risco de complicações.
É essencial discutir todos os aspectos do procedimento, incluindo riscos, benefícios e expectativas, com um cirurgião plástico qualificado antes de tomar uma decisão. O cirurgião pode avaliar sua anatomia, discutir suas preocupações e objetivos estéticos, e criar um plano cirúrgico personalizado para atender às suas necessidades específicas.